Spine Safe

Cirurgia de Coluna

Spine Safe

A colocação de parafuso pedicular agora ganhou uma incrível ferramenta que reúne segurança, facilidade e agilidade.

Mapeamento de nervos para colocação de parafusos

Segurança, facilidade e agilidade

Função dedicada ao estímulo de precisão do parafuso pedicular permite identificar o mal posicionamento que ocasiona contato com estruturas neurais, permitindo sua correção imediata.

Os diferenciais do Spine Safe resultam em procedimentos bem sucedidos, confiáveis e seguros para colocação do implante pedicular lombar.

Nas cirurgias da coluna lombossacra, é comum a utilização de parafusos pediculares.

O posicionamento adequado desses implantes pode ser difícil, dependente de variações anatômicas e da própria doença de base. O contato do implante mal posicionado com estruturas neurais ocorre em até 10% dos casos (Parker et al., 2011).

A utilização de imagens radiológicas para identificar o contato inadvertido de uma estrutura neural apresenta sensibilidade inferior a 63% (Maguire et al., 1995), diferente da monitorização neurofisiológica intraoperatória (MNIO) com a técnica de eletroneuromiografia, que apresenta 86% de sensibilidade e 94% de especificidade (Raynor et al., 2007). Não há dúvidas quanto aos benefícios que a MNIO pode adicionar ao resultado cirúrgico.

A função estimulação direta no parafuso pedicular garante o posicionamento correto do parafuso evitando contato com as raízes nervosas e invasão do espaço medular.

Um dos destaques do software Spine Safe é o teste de contração muscular “TOF”. Ele é usado para testar automaticamente o possível estado de relaxamento dos músculos dos pacientes que é essencial para a gravação dos sinais.

A possibilidade de monitoramento contínuo do bloqueio neuromuscular (BNM) através do TOF é um dos destaques do equipamento. A qualquer momento pode-se realizar o teste, evitando que um (BNM) inadvertido possa resultar em falso negativo.

Descargas neurotônicas por estiramento ou compressão das raízes em decorrência das manobras cirúrgicas são facilmente identificadas e registradas, informando através de alarmes visual e sonoro, permitindo imediato feedback do cirurgião.

Abordagens Aberta

Estimulação diretamente no furo ou por eletrificação do parafuso pedicular para monitorar a integridade do pedículo, através de um eletrodo de estimulação.

Abordagem minimamente Invasiva

A sonda de estimulação pedicular é inserida diretamente através do fio de Kirschner. A estimulação ocorre diretamente no furo ou por eletrificação do parafuso pedicular, a fim de monitorar a integridade do pedículo.

O SOFTWARE SPINE SAFE

O Spine Safe destaca-se pelos benefícios operacionais aos seus usuários que iniciam o mapeamento rapidamente através de simples passos guiados por um intuitivo software em conjunto com seus acessórios, desenvolvidos didaticamente e codificado por cores distintas para correta aplicação dos eletrodos no músculo correspondente.

Todos os registros do procedimento ficam gravados na memória do C2 NerveMonitor, permitindo que sejam anexados ao laudo da MNIO.